terça-feira, 24 de março de 2009

ÁREAS CEREALÍFERAS "PSEUDO-ESTEPES": Biodiversidade e Maneio

A segunda fase do Projecto Saberes e Ambiente


No dia 11 de Fevereiro de 2009 iniciou-se a segunda fase do Projecto Saberes e Ambiente desta vez com as alunas da Academia de Aprendizagem e Cultura (AAC) - Universidade Sénior de Campo Maior.
No dia 11 de Fevereiro uma das técnicas e coordenadora do Projecto Joana Galego realizou uma apresentação sobre aspectos gerais do maneio e biodiversidade das áreas cerealíferas. Foram também apresentados e discutidos, pelas alunas da AAC, os sub-temas que optaram por desenvolver.
As temáticas seleccionadas pelas participantes da AAC foram:
- Rotação de culturas cerealíferas - implicações na conservação do ambiente, no presente e passado em Campo Maior;
- A fauna estepárea - descrição, estatuto de conservação e algumas ameaças.


O Processo

Na semana seguinte foram discutidos os pontos a desenvolver no que diz respeito às temáticas escolhidas, bem como as técnicas de recolha de informação e objectivos do trabalho, em suma, foi construída uma planificação. Assim, foi decidido unanimamente fazer um levantamento da evolução das práticas agrícolas em Campo Maior através de questionários por entrevista gravada a alguns agricultores reformados (Senhores Ângelo Correia Oliveira, José António Morais e Martinho Laranjeiro) e a um grande proprietário agrícola actual (Engenheiro António da Gama Pinheiro).
As outras técnicas utilizadas foram a recolha bibliográfica e a saída de campo, dia 25 de Fevereiro. Também tivemos a participação de um biólogo, especialista em avifauna estepária, João Paulo Silva que nos presenteou com uma apresentação sobre as ameaças e medidas de gestão de habitat relativamente à conservação da avifauna estepária.
Na saída de campo visitámos várias parcelas agrícolas com diferentes culturas e algumas espécies de fauna estepária. Observámos a Abetarda (Otis tarda), o Sisão (Tetrax tetrax), a Perdiz (Alectoris rufa), Calhandra-real (Melanocorypha calandra) e a Lebre (Lepus europaeus). Mais uma vez tivemos a companhia do Engenheiro Pinheiro que nos ajudou na interpretação dos vários componentes do maneio agrícola.
Mas, de modo a transmitir mais eficazmente o processo do trabalho realizados por estas excelentes participantes, segue-se uma curta-metragem onde poderão visualizar todo este processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário