Projecto Saberes e Ambiente - Programa AGIR-AMBIENTE 2008
O Projecto “Saberes e Ambiente” é um projecto de sensibilização e integração para o desenvolvimento cultural e ecológico destinado à população do concelho de Campo Maior. É organizado pela Associação ALDEIA através do Projecto RAIA e financiado pelo Programa AGIR-Ambiente promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, com apoio da empresa Delta-Cafés. Pretende-se, com este projecto, promover a valorização pessoal e colectiva, a participação cívica, a troca de saberes, a aquisição de novas aprendizagens e o desenvolvimento continuado e útil de uma atitude mental desperta, cívica, crítica e interventiva no conjunto da sociedade. Apresentam-se, assim, como objectivos deste projecto de acção: (1) Propor o conhecimento e a análise de temas nos domínios da conservação da natureza; (2) Orientar os diversos temas ambientais com vista à sua integração e contextualização nas tradições rurais locais; (3) Fomentar a memória pessoal e colectiva de modo a reforçar a organização e a conservação do património natural da comunidade campomaiorense; (4) Promover as relações inter-geracionais numa lógica de partilha de aprendizagens e valores. Visa-se com esta acção, através da criação de três grupos de três instituições distintas – Escola Secundária de Campo Maior, Centro Educativo Alice Nabeiro e Academia de Aprendizagem e Cultura (Universidade Sénior de Campo Maior) – e utilizando como ponto de partida os seus interesses relativamente à área da biologia da conservação, proporcionar o desenvolvimento de aptidões que permitam passar conhecimentos teóricos e práticos entre os grupos intervenientes, através de actividades regulares. A acção realiza-se em três partes distintas com temáticas diferentes para cada um dos três grupos específicos. Isto será feito de modo a adequar as temáticas aos grupos, tendo em conta aspectos tais como a adequação aos curriculos, exigências do meio natural e potencialidades de interesse. As temáticas estão distribuídas da seguinte forma e ordem de trabalhos: Montados para as crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, Meios Dulciaquícolas para o grupo da Escola Secundária e Áreas Cerealíferas (“Pseudo-estepes”) para os utentes da Universidade Sénior.
Equipa do projecto: Responsável pelo Projecto: Ricardo Brandão (Presidente da Associação ALDEIA) Coordenadora do Projecto: Joana Galego (Coordenadora de Projectos do Projecto RAIA) Técnicos de Educação Ambiental: Ana Camélo (Responsável pelo grupo do Centro Educativo Alice Nabeiro) Alcides Silva (Responsável pelo grupo da Escola Secundária de Campo Maior) Joana Galego (Responsável pelo grupo da Academia de Aprendizagem e Cultura - Universidade Sénior de Campo Maior)
Projecto RAIA
O Projecto RAIA (Recanto Alentejano de Interpretação Ambiental) que surge, em Março de 2008, em Campo Maior, resultante de uma parceria entre a Associação ALDEIA e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. Tem como finalidade constituir um espaço de valorização pessoal e colectivo numa perspectiva de desenvolvimento continuado e útil de uma atitude mental desperta, crítica e interventiva no âmbito ambiental. O projecto RAIA tem com objectivos (1) sensibilizar e estimular a comunidade para a temática ambiental; (2) Promover a formação especializada; (3)Divulgar o património natural de Campo Maior; (4) Facilitar e promover projectos de investigação e intervenção ambiental.
Tem como áreas de intervenção: Educação Ambiental Formação prática Expedições e Eventos Investigação
Apresentação Final dos Grupos de Trabalho do Projecto Saberes e Ambiente
No dia 27 de Junho de 2009 irá decorrer às 15h00 no Centro Cultural de Campo Maior, a Apresentação Final do Projecto Saberes e Ambiente, com entrada gratuita.
- Exposição de trabalhos manuais; - Palestras; - Dramatizações; - Visionamento de uma metragem; - Exposição de brochuras dos temas realizadas pelos grupos de trabalho.
Para mais informações: www.aldeia.org proj.raia@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário